26 de junho de 2011

Decida Se Você Deve ou Não Abrir Seu PC Para Limpá-lo

Há riscos e benefícios no ato de se abrir o gabinete para remover a poeira que se acumula no interior do desktop.


Existe certa divergência entre especialistas sobre se um computador deve ser aberto por um usuário leigo para ser limpo internamente.

Em primeiro lugar, dependendo do modelo de PC, perde-se a garantia fornecida pelo fabricante quando se abre o gabinete do computador. Verifique esse detalhe nos manuais ou certificado de garantia do seu equipamento.

O segundo ponto é o fato de que, como define o professor de engenharia elétrica da FEI Reinaldo Bianchi, "o computador não é seu armário" e, portanto, não tem necessidade de estar assim tão limpo.

Bianchi explica que o a poeira não afeta o funcionamento dos circuitos elétricos e demais componentes de um PC. "Pode haver quatro dedos de poeira dentro de uma máquina, e não vai ser por isso que ela vai quebrar", afirma o especialista.

No entanto, ele pontua uma exceção: o cooler ou ventoinha. O professor afirma que se trata do único componente do computador que pode ter sua eficiência prejudicada pela poeira e reduzir a troca de calor. O resultado é o aumento da temperatura internado equipamento.

No entanto, Guilherme Morais, dono da Hadron - empresa de redes e manutenção de computadores -, diz que "um cooler de qualidade não se danificará antes de 3 ou 4 anos, mesmo sujo", o que dispensaria a abertura do gabinete dentro desse prazo.

Todo cuidado é pouco
Outro ponto polêmico, de acordo com Bianchi, é o fato de usuários leigos poderem danificar involuntariamente seu próprio computador. Por exemplo: se houver alguns fios soltos e, durante limpeza, dois contatos de voltagens diferentes forem conectados acidentalmente, componentes da máquina podem ser queimados.

Em todo caso, se a opção do usuário for abrir sua máquina e fazer a limpeza, existem alguns cuidados imprescindíveis, recomendados pelo consultor doméstico de informática Luiz Henrique Quemel:

1. O cabo de força deve ser removido antes de abrir o gabinete;

2. Tocar em uma superfície metálica para descarregar nossa eletricidade estática antes de mexer nos componentes - o professor Reinaldo Bianchi complementa, dizendo que eletricidade estática em nosso corpo pode até queimar algum componente do computador – daí a importância de descarregá-la;

3. Fazer a limpeza com um mini-aspirador, comercializado para essa finalidade;

4. Se não encontrar um mini-aspirador, use um pincel comum para remover a poeira que se aloja no cooler do processador e das placas;

Bianchi sugere o uso de um ar comprimido no lugar de um aspirador, pois segundo ele é mais eficiente nos buracos mais remotos das placas e circuitos do PC. E, no caso de se optar por um pincel, que tenha cerdas bem macias.

A Dell, fabricante de computadores, alerta seus usuários para que não usem em hipótese alguma detergentes líquidos ou aerossol, pois esses produtos podem conter substâncias inflamáveis.


Fonte: Uol Tec

A web está crescendo. Mas quanto?


Ninguém tem certeza do tamanho do ciberespaço, mas algumas pesquisas nos ajudam a ter uma ideia de quanto esse universo é grande

A internet nasceu em 1969 com o nome de ArpaNet. Foi criada para enviar mensagens entre o Exército e os departamentos de pesquisa norte-americanos durante a Guerra Fria. Mas foi somente em 1992 que o famoso “www”, ou “World Wide Web”, foi criado. O interesse mundial aliado ao interesse comercial proporcionaram o "boom" e a popularização da internet na década de 1990.

Os primeiros passos da internet aqui no Brasil foram dados em 1988. A rede ligava universidades daqui às dos EUA, mas o projeto começou a ser ampliado no final do século passado. Hoje, só aqui no Brasil, a rede conecta todos os estados e mais de 40 milhões de pessoas, movimentando cerca de 13 bilhões de reais.

Já no mundo, o primeiro domínio registrado foi o Symbolics.com, há 26 anos. Os endereços Xerox.com e HP.com vieram logo em seguida, também em 1985. Desde então, a rede não parou de crescer. Hoje, de acordo com o Domain Tools, empresa de inteligência de domínios na internet, cerca de 150 mil novos endereços "pontocom" são criados a cada dia em todo o mundo.

O Brasil acompanha esse crescimento. Os registros ".br" eram apenas 850 em janeiro de 1996 e hoje, já passam de 2,5 milhões. Atualmente, a taxa de crescimento é de cerca de 350 mil novos ".br" por ano.
As TLDs, ou a parte da URL que vem após o ponto, já giram em torno de 324, sendo 291 de códigos de países e 5 irrestritas como .COM, .NET, .INFO e .ORG. Esta semana, o ICANN, órgão regulador da Internet, aprovou o uso de qualquer TLD. Isso quer dizer que nós poderíamos ter o domínio ".olhardigital", e você poderia ter um domínio ".seunome", por exemplo. Só que, para comprá-lo, seria necessário desembolsar uma boa grana...

O crescimento da rede é exponencial e, para isso, é necessário que a infraestrutura acompanhe o desenvolvimento. Para entender um pouco mais sobre o funcionamento da internet e toda a complexidade operacional envolvida por trás de um simples click, assista ao vídeo abaixo.


Fonte: Olhar Digital

Firefox 5 Já Está Disponível Para os Usuários




A nova versão do navegador pode ser baixada diretamente do site da Mozilla

Três meses após o lançamento da versão 4, a Mozilla disponibilizou para download o Firefox 5, tanto para computadores pessoais quanto para smartphones Android. Mesmo com lançamento anunciado para hoje (21/06), o arquivo surgiu no FTP da empresa no final da semana.

A organização, que vem perdendo usuários para o Chrome, do Google, decidiu copiar a estratégia da concorrente: a partir de agora, deve lançar suas versões em intervalos curtos de tempo. A promessa é que uma nova versão será lançada a cada 3 meses. "O mundo da internet é cada vez mais rápido. Por isso, percebemos que nossas inovações também precisam ser mostradas ao mundo o mais rápido possível", disse o CEO da Mozilla, Gary Kovacs, na entrevista coletiva online de lançamento do produto.

Com relação à versão 4, não foram implementadas grandes mudanças no visual, mas o acesso ao bloqueio de propagandas e spams está mais fácil. Para desenvolvedores, o suporte a animações por CSS deve possibilitar a criação de sites mais dinâmicos. E na versão para Android, muitas funcionalidades que só existiam na versão online foram incorporadas

Fonte: Olhar Digital