7 de junho de 2011

Os 10 Super Computadores do Mundo

o site Top500.org, que é composto por pessoas de diversas universidades do mundo, listou os melhores supercomputadores do planeta. É bastante provável que todos eles sejam maiores que a sua casa. Confira a lista dos 10 mais potentes:

1°: XT Jaguar
Fabricado pela Cray, o supercomputador está instalado no laboratório Oak Ridge National, em Tennessee, nos EUA. com sistema Linux, ele utiliza processador AMD x86_64 Opteron Six Core 2600 MHz (10.4 GFlops) e é usado para o desenvolvimento de tecnologia verde e energias limpas

2º: Nebulae
Fabricado pela Dawning, ele está instalado no Centro Nacional de Supercomputadores de Shenzhen, na China. Ele roda Linux, tem processador Intel EM64T Xeon X56xx (Westmere-EP) 2660 MHz (10.64 GFlops) e é também usado para pesquisas acadêmicas.

3°: Roadrunner
Fabricado pela IBM, ele está instalado no Laboratório de Los Alamos, na cidade do Novo México, nos Estados Unidos. Ele roda sistema Linux, tem processador PowerXCell 8i 3200 MHz (12.8 GFlops) e é usado para pesquisas nucleares.

4°: Kraken
Fabricado pela Cray, o computador está no Instituto Nacional de Ciências da Computação, na universidade americana de Tennessee. Ele roda Linux, possui processador AMD x86_64 Opteron Six Core 2600 MHz (10.4 GFlops) e é utilizado para pesquisas acadêmicas.

5°: Jugene
Desenvolvido pela IBM, a máquina fica na Alemanha e é utilizado pelo centro de pesquisa Forschungszentrum Juelich. O sistema operacional é o CNK/SLES 9. O processador é PowerPC 450 850 MHz (3.4 GFlops. Além de mega inteligente, ele é tecnologicamente consciente. Ele é um dos supercomputadores que menos gastam energia.

6°:Pleiades
Desenvolvido e construído pela SGI, o Pleiades fica na NASA, nos Estados Unidos, no Centro de Pesquisa Ames. Ele é mais um quem anda Linux, utiliza processador Intel EM64T Xeon E54xx (Harpertown) 3000 MHz (12 GFlops).

7°: Tianhe-I
O primeiro chinês da lista fica foi desenvolvido por engenheiros da Universidade Nacional de Defesa e Tecnologia da China. O processador é o Intel EM64T Xeon E55xx (Nehalem-EP) 2530 MHz (10.12 GFlops, com sistema operacional Linux e é usado para pesquisas relacionadas à exploração de petróleo e de equipamentos espaciais.

8°: BlueGene/L
Fabricado pela IBM, o BlueGene/L fica na Califórnia, nos EUA, nos Laboratórios de Pesquisa da cidade de Livermore. Ele roda CNK/SLES 9, seu processador é o PowerPC 440 700 MHz (2.8 GFlops) e é usado para pesquisas de engenharia, segurança global e energia.

9º:Intrepid
Fabricado também pela IBM, o Intrepid fica nos Estados Unidos, no Laboratório Nacional da cidade de Argonne, no estado de Illinois. Ele utiliza processador PowerPC 450 850 MHz (3.4 GFlops), roda CNK/SLES9 e é utilizado para pesquisas científicas sobre engenharia e ciência.

10°: Red Sky
Desenvolvido e construído pela Sun Microsystems, ele é mais uma supermáquina que está nos EUA, tem um processador Intel EM64T Xeon X55xx (Nehalem-EP) 2930 MHz (11.72 GFlops) e está a uso dos Laboratório Nacional Sandia de Energias Renováveis em Albuquerque, no estado do Novo México. Ele roda CentOS.


No Brasil:

Neste ano, chegou ao Brasil um supercomputador para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Foram necessários vários caminhões para transporte cerca de 90 volumes que compunham a máquina. Ela foi adquirida por R$ 50 milhões pela Fapesp em conjunto com o Ministério da ciência e Tecnologia e do Finep, Financiadora de Estudos e Projetos.

Segundo informações oficiais, o supercomputador, produzido pela Cray, terá um sistema composto de 13 gabinetes. Eles permitirão gerar previsões de tempo mais pontuais, com maior antecedência e de melhor qualidade.

Fonte: Terra Tecnologia

Está sem internet? Identifique a fonte do problema e tente resolvê-lo

Para muita gente, ficar sem conexão com a internet é como estar desplugado do mundo. Em casa ou no trabalho o desespero é o mesmo. Para saber a quem recorrer é preciso identificar onde de fato o problema está.

Uma situação comum é aquela na qual alguns computadores da rede conseguem acessar a internet, mas outros não. Nesta situação, o provedor de internet (ISP) está operacional, caso contrário nenhuma máquina teria acesso à web. E, a não ser que o ISP seja o fornecedor tanto do modem DSL/cable quanto do roteador (com ou sem fio), de nada vai adiantar acionar o suporte técnico dele para resolver o problema.

Caso nenhuma estação consiga navegar na Internet, mesmo quando um PC é conectado diretamente ao modem via cabo de rede Ethernet, então fica claro que há um problema com o provedor de banda larga. Mas antes de contactá-lo, reiniciando os dispositivos e checando as conexões dos cabos - mesmo porque essa será a primeira coisa que o suporte lhe mandará fazer.
Se a conexão não se restabelecer, ligue para o suporte principal do provedor para verificar se está ocorrendo alguma manutenção em sua área ou algum outro tipo de problema técnico não isolado.


O que fazer antes
Ao falar com o atentende, procure ter em mãos o maior número de informações sobre seu hardware, tais como marca e modelo do modem e roteador, endereço MAC dos dispositivos.
Você também precisará do endereço MAC das placas Wi-Fi e Ethernet que utiliza
para conectar a internet. Para isso, no menu Iniciar, digite cmd, tecle Enter, digite ipconfig /all e dê Enter novamente para visualizar toda a informação da rede (veja imagem abaixo).

Assegure-se de que todos os dispositivos são os que foram cedidos pelo provedor antes de ligar para o suporte. Caso esteja usando algo diferente, não estranhe se ele recusar o atendimento e, em vez disso, pedir que você entre em contato com o fabricante do hardware.

Se possível, verifique se o seu computador pode navegar pela web em outros meios (se tiver um notebook, tente usar a rede do seu vizinho ou em uma lan house ou ainda conectando-o a um modem 3G. A ideia aqui é eestabelecer se o problema não está em seu computador e sim na conexão com o provedor. Se o problema for com seu PC, pode ser necessário substituir a placa de rede ou cartão Wi-Fi.

Mas se o problema for mesmo com o ISP, ele poderá orientá-lo a tomar algumas ações. Em casos mais complexos, o suporte irá agendar a visita de um técnico.

Fonte: Uol Tecnologia