6 de junho de 2011

Bloqueie o acesso de estranhos ao seu PC usando o pendrive

Se você é um daqueles que acha que a senha de login do PC não é mais o suficiente para protegê-lo de ser acessado por espertinhos ou curiosos, saiba que existem formas de bloquear seu PC usando um pendrive. Se o dispositivo USB estiver conectado no computador, ele funcionará normalmente. Ao desconectar o pendrive, o computador é bloqueado e só será desbloqueado quando o mesmo for reconectado, funcionando como uma chave digital

Para isso, é necessário instalar um software em seu PC, que gravará as informações tanto no disco rígido, quanto no pendrive, que serão usadas para liberar o acesso. Um software gratuito e que pode auxiliá-lo nessa tarefa é o Predator. Ele transforma qualquer dispositivo de armazenamento USB em uma chave que permite bloquear ou desbloquear o computador. Um arquivo é copiado no pendrive durante a instalação do software no disco rígido do computador, e esse arquivo funciona como uma chave de acesso.

De tempos em tempos, a chave é atualizada, para evitar que o arquivo seja copiado e usado em outro dispositivo USB. A licença é gratuita para uso pessoal e o software é compatível com Windows XP e Vista.

Outra forma de bloquear o acesso usando um pendrive é utilizando dispositivos com leitura biométrica. Com eles, é possível bloquear o computador, que só é liberado com a conexão do pendrive e a leitura da digital da pessoa autorizada. Um exemplo é o modelo da Transcend JF 220


Fonte:Uol tecnologia

Entenda o que é a Web 2.0


O conceito fundamental da Web 2.0 é desenvolver aplicativos que aproveitem a capacidade da Internet para se tornarem melhores conforme são utilizados pelas pessoas, usando para isso a inteligência coletiva. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo. possibilita ao usuário criar seu próprio conteúdo, participando dele ativamente por intermédio de blogs, wikis e redes sociais, acrescentando, modificando, transformando essa notícia e gerenciando o que deseja ou não receber, ler e comentar diariamente.


Exemplos de aplicativos desse tipo são blogs, wikis (como a Wikipédia) e redes sociais (como o Orkut, facebook, twitter e mais recentemente o Google Buzz). O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web--WWW--tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais.

Muitos consideram toda a divulgação em torno da Web 2.0 um golpe de marketing. Como o universo digital sempre apresentou interatividade, o reforço desta característica seria um movimento natural e, por isso, não daria à tendência o título de "a segunda geração". Polêmicas à parte, o número de sites e serviços que exploram esta tendência vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.

Fonte: Uol Tecnologia